Friday, February 8, 2008

Fome



Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças.
O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição e 11 milhões nos países desenvolvidos.
A subnutrição crónica, quando não conduz apenas à morte física, implica também frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados.

No Mundo, há milhares de pessoas que morrem por falta de alimento, porque têm pouco ou nada para comer.
No entanto há pessoas que desperdiçam comida. E vê-se que muitas pessoas que têm comida, mas não a aproveitam.
Em Darfur(Sudão) as pessoas por causa das guerras comem apenas um bocado de soja por semana, e então morrem muitas pessoas.


Por isso quando estiver a comer, seja o que for, pense duas vezes, porque para si uns simples grãos de arroz, podem não valer nada, mas podem valer muito para as pessoas que não o podem ter em tanta abundância....

2 comments:

Raul Martins said...

Olá João!
Parabéns pelo teu Blog. Aproveita para todos os dias escreveres um pequeno texto para colocares aqui. Exercitas a escrita e é uma forma de reflectires sobre problemas actuais. Força!

Émy said...

São tristes os números que aqui apresentas neste texto... mas mais triste é pensar que são uma realidade dos dias de hoje, se uns estragam em demasia, a muitos outros falta tudo em demasia também! É este o nosso mundo, basta-nos esperar e porque não lutar por um mundo melhor, onde não exista tanto sofrimento.
No nosso dia a dia tentemos não esquecer o seguinte: … quando estiver a comer, seja o que for, pense duas vezes, porque para si uns simples grãos de arroz, podem não valer nada, mas podem valer muito para as pessoas que não o podem ter em tanta abundância....”